segunda-feira, 26 de maio de 2008

HISTORIA DE PESSOA QUE É "CHOCÓLATRA" E ANÁLISE DE UMA PISCÓLOGA

Aline tem 19 anos e parece uma garota normal como outra qualquer da sua idade. Estuda Direito, trabalha, faz ginástica, reclama dos quilinhos a mais, é vaidosa, namora, mas...tem um vício. Não, ela não fuma, não bebe, tampouco usa drogas. A futura advogada simplesmente não consegue passar um dia sequer sem comer chocolate!

- É impossível passar 24 horas sem chocolate. Tentei várias vezes mas não consigo! Já acordei no meio da madrugada para comprar uma barra. E acho que é por isso que não consigo emagrecer. Tenho uns oito quilos em excesso, mas enquanto comer chocolate do jeito que como, nunca vou me livrar deles - conta ela.

Segundo a psicóloga Mônica Freitas, da Aliança Psicologia Hospitalar, Aline é uma chocólatra.
- Este vício é caracterizado pela dificuldade de ficar sem o chocolate em qualquer situação. Por exemplo: não sair de casa sem chocolate na bolsa, ir para casa e descobrir que está sem chocolate, só trabalhar comendo chocolate. Precisar ter sempre o chocolate perto de si - explica ela.

Não conseguir ficar um único dia longe da guloseima também caracteriza a compulsão pelo alimento. E assim como a nicotina do cigarro, o chocolate também tem substâncias que causam dependência.
- Ele é rico em feniletilamina, um anti-depressivo que estimula a produção de serotonina e provoca a sensação de prazer - conta Monica.

Nenhum comentário: