segunda-feira, 26 de maio de 2008

QUANDO GERALMENTE COMEÇA O VICIO

É comum iniciar o vício do chocolate na Páscoa ou quando se chega de uma viagem onde se compra chocolates a mais para serem estocados em casa. Se diariamente, em uma determinada hora, você comer 30g de chocolate, ao final de uma dezena de dias, se você não comer, o corpo pede. O chocolate, antes de dormir, recupera nossas forças e ajuda a embalar o sono. É comum ver pessoas solitárias guardando chocolate no quarto, para comerem na cama, sozinhas, lendo um livro ou assistindo televisão.

Uma vez estalado o vício, a tendência é ir aumentando as quantidades ingeridas. Não é difícil para o chocólatra comer uma caixa de bombom em poucas horas. O chocolate do qual gostamos é uma combinação de gordura, cacau, leite e açúcar, e deveria. O princípio, ser reservado para os momentos de celebração. Como a Páscoa é uma celebração, não abra mão de seu chocolate, caso lhe dê prazer. Coelhinhos da Páscoa e seus ovos possuem sabor de infância e são relacionados ao carinho e afeto.

Uma barra de 30 gramas de chocolate ao leite possui em média 6mg de colesterol (o maior responsável pelo enfarte cardíaco) e 4mg de gorduras polinsaturadas e monoinsaturadas (que ajudam a nos proteger dos enfartes). Sendo assim, em relação ao colesterol no sangue, o chocolate começa a ser visto com maior benevolência e já não é tão enfaticamente contra-indicado em dietas. Os chocolates dietéticos têm em média as mesmas calorias que os chocolates adoçados com açúcar, e são algumas vezes mais gordurosos. Chocolates diets são indicados para atender ao público diabético e não aos que intencionam comer menos calorias.

O DESEJO DE COMER CHOCOLATE

Desejo de chocolate é diferente da vontade de comer geléia, pudim, goiabada, gelatina ou qualquer fruta. Quando o corpo descobre que existe o chocolate, que ao mesmo tempo que dá energia, relaxa as tensões, passa a pedir este alimento, muitas vezes de forma imperativa, fazendo a razão vencer o desejo. Este sinal delata o chocólatra. O chocolate vicia por ajudar a soltar (momentaneamente) os nós das costas, do peito e da garganta.

PORQUER O CHOCOLATE VICIA

A vontade de comer um chocolate não passa com outro doce. A química que ocorre entre o chocolate e o nosso prazer é especial. O chocolate vicia devido a um de seus componentes básicos, o aminoácido feniletilamina, precursor da serotonina, substância que fabricamos em situações de felicidade.

Namoro e orgasmo cursam com uma cascata de serotonina em nosso corpo. O
neném, quando está mamando, bem como a mãe amamentando, também secretam muita serotonina. Essa substância, também conhecida como hormônio da felicidade, encontra-se diminuída nas tristezas e depressões, e tem sua produção aumentada quando comemos chocolate. Tal que comemos chocolate quando nos encontramos tristes.

UM VICIO COMO QUALQUER OUTRO

O chocólatra é um viciado como outro qualquer, o que traz más conseqüências para o corpo e a cabeça.
- Como qualquer vício, leva à dependência que é tanto prejudicial para a saúde mental, pois existem questões emocionais não percebidas ou esclarecidas; assim como fisicamente, pois altera as taxas no organismo, como colesterol, glicose, etc - afirma a especialista.

Para alguns pode até parecer exagero, mas o chocólatra deve procurar auxílio psicológico para tentar se livrar do vício.
- O tratamento é feito para um dependente, ou seja, procuramos identificar os motivos pelos quais o indivíduo busca como forma de prazer a compulsão - esclarece Monica.

Aline, a estudante de Direito viciada em bombons e barrinhas, acredita que jamais conseguirá comer chocolate como uma pessoa normal. Mas a psicóloga garante que isso é possível.
- A partir do momento em que as causas ou faltas reais são identificadas e elaboradas, a relação passa ser de um prazer momentâneo e natural, deixando de ser uma compulsão - finaliza.

HISTORIA DE PESSOA QUE É "CHOCÓLATRA" E ANÁLISE DE UMA PISCÓLOGA

Aline tem 19 anos e parece uma garota normal como outra qualquer da sua idade. Estuda Direito, trabalha, faz ginástica, reclama dos quilinhos a mais, é vaidosa, namora, mas...tem um vício. Não, ela não fuma, não bebe, tampouco usa drogas. A futura advogada simplesmente não consegue passar um dia sequer sem comer chocolate!

- É impossível passar 24 horas sem chocolate. Tentei várias vezes mas não consigo! Já acordei no meio da madrugada para comprar uma barra. E acho que é por isso que não consigo emagrecer. Tenho uns oito quilos em excesso, mas enquanto comer chocolate do jeito que como, nunca vou me livrar deles - conta ela.

Segundo a psicóloga Mônica Freitas, da Aliança Psicologia Hospitalar, Aline é uma chocólatra.
- Este vício é caracterizado pela dificuldade de ficar sem o chocolate em qualquer situação. Por exemplo: não sair de casa sem chocolate na bolsa, ir para casa e descobrir que está sem chocolate, só trabalhar comendo chocolate. Precisar ter sempre o chocolate perto de si - explica ela.

Não conseguir ficar um único dia longe da guloseima também caracteriza a compulsão pelo alimento. E assim como a nicotina do cigarro, o chocolate também tem substâncias que causam dependência.
- Ele é rico em feniletilamina, um anti-depressivo que estimula a produção de serotonina e provoca a sensação de prazer - conta Monica.

CHOCOLATE É UM VICIO

Comer chocolate pode se tornar um vício. Segundo pesquisadores do Instituto de Neurociências de San Diego, nos Estados Unidos, o chocolate contém um tipo de lipídio (gordura) chamado anandamina, que causaria em seus apreciadores o mesmo efeito das substâncias presentes na maconha. O estudo, publicado na edição da quinta-feira 22 da revista Nature, explica que a anandamina ativa no cérebro os neurotransmissores que fazem aumentar a sensibilidade e a euforia. Estudos anteriores ao de San Diego dão conta de que o chocolate possui ainda outras substâncias que causam dependências: a cafeína (encontrada por exemplo no café, chá e guaraná) e a feniletila, molécula semelhante à anfetamina (presente na cocaína). Para tranquilizar os chamados "chocólatras", o pesquisador Danielle Piomelli, que coordenou o estudo, diz que "o chocolate é mais que um alimento, mas menos que uma droga". E para "viajar" com ele uma pessoa de 60 quilos teria de comer a overdose de cerca de 11 quilos da guloseima.

Fonte: ISTOÉ, 28 de agosto de 1996.

PERGUNTAS SOBRE CHOCOLATE

Porque é tão difícil deixar o vício do chocolate?


Bom, há dois motivos: o primeiro, é a cafeína, mas esse é o mais simples de se contornar, porque há muitos mais alimentos com cafeína (café, chá, coca-cola e etc.) o segundo (e esse sim é muito complicado) deve-se a uma deficiência de um neuroquímico chamado serotonina. Há alimentos como o chocolate que aumentam a produção e captação desse neuroquímico no sistema nervoso, e é por isso q as pessoas ficam "viciadas". Há inclusive horas específicas do dia em que é mais difícil de controlar a vontade e momentos em que é mais complicado também (como quando a pessoa passa por grande desgaste emocional e stress). Se o caso for essa deficiência de serotonina (e só este é o realmente o "vício" - os outros são momentos de "gula" que com um pouco de controle a pessoa abandona, mas nestes a pessoa não consegue se controlar, e só vai se "aperceber" do q fez, depois da serotonina reposta no organismo, ou seja, depois de ingerir o chocolate), como eu dizia, se for esse o caso, só é contornável com medicação, porque NÃO é culpa da pessoa e NÃO tem nada a ver com força de vontade.

O vício do chocolate é psicológico?

Um pesquisador britânico vem combatendo a idéia de que o chocolate é uma substância que pode levar à dependência química e psicológica, informou a agência Reuters. Para Peter Rogers, psicólogo da Universidade de Bristol, o fato dos chamados "chocólatras" não conseguirem controlar seus impulsos não se trata de um vício. Segundo Rogers, algumas substâncias encontradas no chocolate preto, como a feniletilamina (ou PEA), produzem um zumbido quando alcançam o cérebro de algumas pessoas.Mas vários destes componentes também existem com maior concentração em outros alimentos, como abacates ou queijo, e não causam a mesma intensidade na vontade de comê-los.O pesquisador afirmou que a vontade de comer chocolate é "maliciosa, mas boa" e as pessoas que o mantém como um prazer proibido tornam as recaídas mais fáceis de acontecer. "O fato do chocolate preto possuir substâncias psicoativas que causam estímulos no cérebro dos seres-humanos não fazem desse consumo um vício", disse.